um coletivo artístico dedicado à exploração e fusão de som, música e imagem,
constituído por joão ferreira e marta fiolić

cada um deles traz o seu próprio background profissional, interesses, conhecimentos e perspectivas, e funde-os através da visão partilhada

εntropiα © Inês Galvão Teles

CINESE
em desenvolvimento
SOUNDWALKING Lisboa
23-28 Agosto
LISBOA SOA 2022


Peças feitas no ambito do SOUNDWALKING LISBOA - workshop de Pablo Sanz, dedicado à criação coletiva de um passeio sonoro para auscultação em resposta às ecologias sonoras de Lisboa - pensadas para um itinerário entre as Carpintarias de São Lázaro e o Teatro Romano.
A RECONNECTING PLACE
Bairro do Rego, LISBOA
Maio - Setembro 2022

O que é uma paisagem sonora e como podemos usá-la em um contexto comunitário para reconhecer e construir ainda mais a nossa relação com o lugar e o espaço? Como compor para um lugar? Foram estas as questões o ponto de partida para A Reconnecting Place – uma atividade do projeto A-PLACE no Bairro do Rego em Lisboa. Com o foco principal em co-criação artística em contexto comunitário, ao trabalhar com os jovens do bairro, tentamos destacar a potencialidade da música e do som para realçar a experiência de um lugar e exaltar as respostas criativas a ele.
A RECONNECTING PLACE é uma iniciativa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, em parceria com a Associação Passa Sabi e inserida no projeto A-Place - Linking places through networked artistic practices, financiado pelo programa CREATIVE EUROPE - Cooperation Project Agreement number 607457-CREA-1-2019-1-ES-CULT-COOP2.
WORKSHOP DE CRIAÇÃO COLETIVA
5-6 Novembro 2022
Barreiro


A convite da Academia de Jazz - Os Franceses fizemos um workshop de criação coletiva, explorando e mapeando os sons do Barreiro. O workshop foi incluido na programação de 2º Festival de jazz da Academia e ocorreu nos dias 5 e 6 de Novembro de 2022.
Convidámos os participantes a escutar activamente o meio que os rodeia e explorar o som da sua cidade – sons humanos (fala, canto, etc.), de intervenção humana (mecânicos, meios de transporte, etc.) e sons naturais (flora, fauna, clima, etc.). Esta exploração foi acompanhada por diversos equipamentos e estratégias de gravação de som, com os quais os participantes registaram a riqueza sonora entre a Academia e passeio à beira rio. Trabalhámos este registo através de software de edição de áudio, compondo uma peça colectiva, agora disponível na app ECHOES.
WORKSHOP DE CRIAÇÃO COLETIVA
17 Fevereiro 2023
Portela de Messines


A convite do Somos Mesmo Inclusivos - projeto cofinanciado pelo CRESC 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu, em parceria com a associação Raks Al Amar, estivemos na Portela de Messines para uma atividade de exploração sonora, durante o worshop de latoraria com o David Fernandes.